Descrição
O Licor Beirão é um clássico em Portugal, um licor típico e muito apreciado pelos portugueses de todas as regiões do país. A sua produção teve início no século XIX, na vila de Lousã, localizado no distrito de Coimbra. É feito à partir de diversas plantas – entre as quais o eucalipto, a canela, o alecrim, alfazema, hortelã, anis estrelado e cascas de laranja – e sementes aromáticas, submetidas a um processo de dupla destilação. É normalmente consumido como um digestivo ou ingrediente em coquetéis.
É produzido na Quinta do Meiral, uma propriedade com 12 hectares no meio da Serra da Lousã. A empresa ainda é controlada pela mesma família desde a época de sua fundação. Algumas das especiarias utilizadas na receita do Licor Beirão são cultivadas na propriedade, enquanto outras são importadas de diferentes países, como Sri Lanka, Brasil e Índia.
A receita leva 13 especiarias, plantas e sementes aromáticas, as quais são maceradas em álcool de origem agrícola por cerca de 3 semanas, para extração de seus óleos essenciais. Depois, essa infusão passa por dupla destilação em tradicionais alambiques de cobre. Por fim, o recém destilado é armazenado em tanques de inox onde repousa por alguns meses antes do engarrafamento.
Possui coloração topázio e sabor doce e aveludado, com aromas fortes de ervas e especiarias, além de um toque cítrico de laranja.
Origem: Portugal
Volume: 700 ml
graduação alc.: 22%