Descrição
O Wild Turkey é uma marca americana de whiskey, destilado e engarrafado pela Austin Nichols Destillation Co., subsidiária do Grupo Campari, próximo a cidade de Lawrenceburg, Kentucky, EUA.
O nome da marca surgiu após um executivo de Austin Nichols, na época um representante da destilaria, levar uma amostra de whiskey a uma caçada de perus selvagens (wild turkey, em inglês) com amigos. O bourbon provou-se tão popular junto aos amigos, os quais sempre pediam "aquele bourbon do peru selvagem", que começou a ser engarrafado sob o nome Wild Turkey Bourbon Whiskey no ano de 1942.
O Wild Turkey Rye é o whiskey de centeio da marca. Para receber essa denominação, a bebida deve possuir ao menos 51% de centeio na sua composição de grãos, o que o diferencia dos bourbons, onde essa proporção deve ser de milho. No caso do Wild Turkey Rye, a mash bill é composta por 51% centeio, 37% milho e 12% cevada.
A mistura de grãos é moída e então cozida para liberar os açúcares necessários para o próximo estágio, a fermentação. O líquido fermentado é destilado em colunas de destilação contínua, após, é posto nos barris onde matura por aproximadamente 6 anos.
Notas de prova:
Os whiskies de centeio são marcados pelos aromas e sabores de especiarias, principalmente de canela e pimenta. O Wild Turkey Rye possui aromas adocicados e herbáceos, de menta, eucalipto, caramelo e mel, seguidos por complexas notas de carvalho tostado, além das especiarias, canela, baunilha e pimenta. Em boca, além de confirmar os aromas, aparecem notas de maçã verde e aveia, é também no paladar que aparece o picante característico dos whiskies de centeio.
O Rye Whiskey é um ingrediente indispensável em bares com carta de coqueteis, fazendo parte da receita original de vários coquetéis clássicos, como o Manhattan e Old Fashioned.
- Pais Eua
- teor 50,5
- 1l